Vagas para 2015

A saúde ocupacional e a segurança laboral são dois temas que só vêm à tona quando ocorre algum problema relacionado com eles.

Por uma parte, muitos trabalhadores não sabem que muitos dos problemas cotidianos no meio laboral, — como dores musculares, tensão, mau humor e vista cansada — poderiam ser evitados assumindo, apenas, rotinas e posturas corporais corretas durante o serviço.

Da mesma forma, é muito difundida a noção de que os procedimentos e protocolos perante situações de emergência são assuntos que só tangem às empresas grandes, ou bem, a indústrias em que os funcionários devem encarar trabalhos pesados ou perigosos.

O certo é que toda empresa, por pequena ou informal que seja, deve garantir a segurança e saúde dos seus trabalhadores. As boas práticas de ergonomia, emergência e segurança podem fazer a diferença nas empresas tanto em situações de catástrofes, quanto no nível de satisfação dos seus membros.

Para dar um marco de referência a trabalhadores e empregadores sobre estes temas, o Serviço Social da Indústria, SESI, lançou o curso online Emergência, ergonomia e CIPA.

Esta é uma atividade de formação livre e a distância que visa adestrar aos participantes em três aspectos: boas práticas de postura corporal em escritórios; atuação em casos de emergência e conformação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), que são organizações de funcionários que velam pelos procedimentos de segurança e emergência no dia-a-dia das empresas.

Trata-se de um curso de 08 horas estruturado de forma tal que as aulas sejam autoinstrutivas. A avaliação é feita através de questões apresentadas nos próprios módulos de ensino.

O curso Emergência, ergonomia e CIPA consta de seis módulos, cujos títulos são: “sinalização de emergência”, “organização de equipes de controle de pânico”, “combate a incêndio e primeiros socorros”, “o que é a CIPA e como funciona”, “a importância da CIPA para as indústrias”, “regulagem ergonômica do posto de trabalho nos escritórios” e “organização do ambiente de trabalho e sua importância”.

O início do curso é imediato e os alunos devem completar a atividade em um máximo de 30 dias após a inscrição. Para emitir certificado, cada participante deve aprovar, como mínimo, 70% das questões propostas. No estado de Paraná, mais de 96% dos alunos manifestaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso.

Público alvo

O curso de Emergência, ergonomia e CIPA está dirigido a todas as pessoas interessadas. Trata-se de uma boa alternativa para empresas, trabalhadores ou organizações de trabalhadores que desejem organizar uma CIPA.

Dica

Por ser um curso de autoinstrução — sem nenhum tipo de tutorias, chats de ajuda e fóruns de discussões— é recomendável programar um tempo por semana para se dedicar às atividades, a fim de completar o conteúdo durante o mês de prazo.

Vagas para 2015

Modalidade do curso: Online, gratuito.

Inscreva-se em: http://www.eadsesipr.org.br/loja/product.php?id_product=195

Local de oferta do curso: O curso está disponível no site regional do SESI do estado de Paraná, mas qualquer pessoa pode ingressar.

Período de inscrição: A qualquer momento, imediato.

Vagas para 2015

Comments

  1. Simone Assis Soares
    dezembro 17, 2016 at 11:43 am

    esses cursos ainda existem para 2017?

Deixe seu Comentário