Vagas para 2015

A inclusão de pessoas com deficiências físicas ou intelectuais no mundo laboral, social, educativo e político é uma necessidade reconhecida pelo Estado e a acolhida pela cidadania. É por isso que, após 2002, a Língua Brasileira de Senhas (LIBRAS) foi declarada segundo idioma oficial do Brasil, devendo ser gradualmente incorporada a todos os âmbitos da vida pública.

Segundo dados do IBGE (2010), 9,7 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência auditiva. Para atender os direitos de participação destes cidadãos, a lei já prevê —por exemplo— a obrigatoriedade da inclusão de uma janela com um intérprete de Língua Brasileira de Senhas (LIBRAS) na programação televisiva de cunho político e de interesse público. O Ministério de Comunicações estima que em 2020 a acessibilidade seja total. Entretanto, a aprendizagem de LIBRAS é um diferencial positivo não apenas no âmbito da radiodifusão pública ou da educação.

Muitos agentes no campo empresarial, comercial e cultural enxergam o conhecimento da LIBRAS como uma boa prática de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), a qual se traduz em prestígio para as empresas e fidelidade dos seus clientes. Para todas estes agentes, bem como para qualquer pessoa interessada, o curso de Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) – Básico representa uma excelente alternativa de aprendizagem inicial deste sistema de comunicação.

 

Ementa do curso

O curso de Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) – Básico é um programa de qualificação gratuito, livre e de educação a distância oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e disponibilizado no site da instituição. O programa do curso conta com 160 horas de aula, cujos objetivos são aprender a interpretar características e parâmetros linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, bem como informar aspectos da vida cotidiana através dela.

O curso é ministrado mediante recursos pedagógicos desenvolvidos para a mídia online e conta com o apoio de tutores. Uma vez concluídas, com sucesso, as atividades propostas pelos tutores, o participante recebe um certificado.

 

Pré-requisitos

Os requisitos de ingresso do curso Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) – Básico são mínimos: uma idade superior aos 15 anos, Ensino Fundamental completo e ter familiaridade com a navegação pela Internet. Também é necessário ter uma conta de email válida e dispor das últimas versões de algum dos leitores de arquivos PDF Acrobat Reader ou Foxit Reader.

Uma vez validados estes elementos, o Senac selecionará os inscritos conforme a entidade federal de procedência, disponibilidade de vagas e ordem de inscrição. Ao momento de realizar a inscrição, o candidato deverá conferir e aceitar os termos e condições solicitados. Caso selecionado, a matrícula do candidato será processada e este receberá uma notificação via email.

 

Posso começar agora?

Sim e não. No caso do curso de Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) – Básico, o Senac exige um número mínimo de 5 alunos matriculados para iniciar o programa. O aluno deverá concluir o curso no prazo máximo de 3 meses (90 dias) a contar da data da matrícula no curso.  Durante o curso, os participantes devem manter atualizados o navegador de Internet e o plug-in do programa Adobe Flash Player para visualizar os vídeos e animações.

Público-alvo

Profissionais em geral, interessados em entender sinais básicos e comunicar-se com pessoas surdas em situações de atendimentos simples que envolvam o processo de conversação em LIBRAS.

Perspectivas no mercado de trabalho

O conhecimento básico de LIBRAS é um valor agregado em algumas profissões relacionadas com atendimento de clientes, tais como comércio, turismo, atividades culturais e esportivas e transporte público, entre outras. Também é uma necessidade para pessoas em cargos de coordenação ou gerência que precisem se comunicar com funcionários com deficiência auditiva.

Dica!

O curso básico de LIBRAS é uma boa alternativa para pessoas que desejem adquirir, depois, conhecimentos especializados na área. Os intérpretes especializados de LIBRAS têm um campo crescente de trabalho na televisão de sinal aberto, instituições públicas e governamentais.

Vagas para 2015

Inscreva-se em: http://www.ead.senac.br/cursos-livres/libras-basico-lingua-brasileira-de-sinais-psg/#aba1

Local de oferta do curso: Todas as unidades federais do Brasil.

Período de inscrição: A qualquer momento, por demanda e por unidade federal.

Vagas para 2015

Comments

  1. maria aparecida oliveira gonçalves
    junho 29, 2016 at 3:11 pm

    gostaria de uma oportunidade para aprimorar meus conhecimentos.

  2. Mariudete Rosa da Silva Cruz
    janeiro 19, 2017 at 12:11 am

    tenho curso tecnico de Magisterio e alguns cursos de capacitação na área de Educação Especial,gostaria de continuar aprimorando na área

  3. LEONI FERREIRA
    abril 8, 2017 at 9:32 pm

    GOSTARIA DE SABER QUANDO QUE COMEÇA A INSCRIÇÃO , PARA O CURSO DE LIBRAS.

Deixe seu Comentário